EDITORIAL

A Jurema Sagrada

 

Se Deus é por mim que será contra mim? Quem pode mais que Deus?

O Culto da Jurema é uma prática religiosa de tradição indígena, especialmente das tribos do Nordeste, vinculado á arvore do mesmo nome ( jurema), a qual possui seu habitat no agraste e caatinga nordestina. Considerada a mais popular e poderosa ritualística de Encantaria brasileira o ritual da Jurema, hoje bastante miscigenada, além da influência indígena, se verifica também a influência negra do Catimbó, sendo este o mais nítido exemplo do processo de convergência afro-branco-ameríndia.

O catimbó/jurema incorporado ou incorporando os elementos da umbanda, tomou feições umbandistas- com suas especificidades, é claro, devido à forte tradição da jurema indígena- passando a ser identificado com esta.

Jurema (Acacia Nigra), é a árvore sagrada dos indígenas brasileiros há milênios. Nela concentram-se todos os valores fitoterápicos e místicos de um ritual que de uma certa forma, influenciou todos os demais no Brasil inteiro. Dezenas de encantados e mestres espirituais do ritual da Jurema povoam as “Casas de Nação” (candomblés) os quais não podem negar-lhes “espaço”. A Jurema por ser um ritual totalmente brasileiro é o único que se equipara aos seus congêneres africanos por ter sua própria Raiz e Origem. A raiz, é a árvore com suas folhas, casca a raízes – A origem é Monan, deus supremo dos Tupis, Caetés, Tabajaras, Potiguás, Tapuias, Pataxós e outras nações indígenas. Seus protetores eram (até a chegada do branco), Tupan, Yara, Caapora, Curupira, Boiúna, Mo Boiátatá, Jaguá, Rudá, Carcará e outros mais. Eram de tribos diferentes, mas cultuavam os mesmos deuses aos pés da mesma árvore: JUREMA.

A reorganização das entidades da Umbanda nas atuai linhas da Jurema, compostas de Caboclo e Índio(povo da mata), Mestre e Preto-velho, não se restringe somente as Caboclos, Boiadeiros, Ciganos e Exus que foram reagrupados como Mestre, neste processo de reorganização sincrética entre as entidades da Jurema, da Umbanda e do Candomblé, vemos o movimento em direção de fortalecimento da chamada linha da jurema.

...” Todo sentido deste culto está relacionado à árvore da jurema. Tudo que se deve fazer é, primeiramente em nome de Deus, é claro, e da Jurema. Que a jurema transmite força...

A jurema é um pau sagrada aonde Jesus deitou”...

 

Texto extraído e adaptado revista eletrônica qualitis n. 1 ano 08.